Total de visualizações de página

Seguidores

sábado, 1 de março de 2008

PRANAYAMA


Pranayama

Pránáyáma: são os exercícios respiratórios. No inicio, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Depois, eles atuam em nossas emoções auxiliando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pránáyámas também agem diretamente sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.


Prana (energia vital ) e yama (atividade,domínio)

Crê-se que o domínio da respiração-atracção de prana pela via respiratória fôra criado pelos tântricos e difundido pelos yogues, mas já os Atlantes, Lemúres e Egípcios o praticavam...
Para os híndus a respiração é um fenómeno físico, psíquico e prânico (energético) através do qual nos alimentamos da energia cósmica : Ki.
-As técnicas respiratórias restauram a saúde, melhoram a oxigenação do sangue e células ,reequílibram as emoções, aumentam a capacidade vital, reduzem distúrbios respiratórios, reduzem e tratam cardiopatias, reduzem insonias, aumentam a resistência e defesa orgânica, reduzem o cansaço mental , purificam o corpo, expandem a utilização dos alvéolos pulmonares, limpam as vias respiratórias, entre mais…
-O chakra cardíaco está ligado ao elemento ar.
Durante o dia evite respirar pela boca, inspire, retenha e expire o ar (três tempos) conscientemente imaginando que inspira energia (o que de facto acontece).
Respirando pelo nariz é que filtramos, humedecemos ou aquecemos o ar.
.
Podemos definir oito formas de pranayama :
.
1- Igualar os tempos de inspiração e expiração.
2- Expansão lateral dos pulmões (respiração intercostal).
3- Expansão superior dos pulmões (respiração clavicular).
4- Expansão inferior dos pulmões ( respiração diafragmática).
5- Sunyaka : manter os pulmões vazios um certo tempo.
6- Puraka: inspiração prolongada.
7- Kumbhaka: manter os pulmões cheios de ar.
8- Rechaka : expiração prolongada.

Nenhum comentário: