Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 11 de março de 2008

PRANAYAMA 2







Pranayama
Prana (energia vital ) e yama (atividade,domínio)
Crê-se que o domínio da respiração-atração de prana pela via respiratória fôra criado pelos tântricos e difundido pelos yogues, mas já os Atlantes,
Lemúres e Egípcios o praticavam...
Para os híndus a respiração é um fenómeno físico, psíquico e prânico (energético) através do qual nos alimentamos da energia cósmica :
Ki.
-As técnicas respiratórias restauram a saúde, melhoram a oxigenação do sangue e células ,reequílibram as emoções, aumentam a capacidade vital, reduzem distúrbios respiratórios, reduzem e tratam cardiopatias, reduzem insonias, aumentam a resistência e defesa orgânica, reduzem o cansaço mental , purificam o corpo, expandem a utilização dos alvéolos pulmonares, limpam as vias respiratórias, entre mais…
-O chakra cardíaco está ligado ao elemento ar.
Durante o dia evite respirar pela boca, inspire, retenha e expire o ar (três tempos) conscientemente imaginando que inspira energia (o que de facto acontece).
Respirando pelo nariz é que filtramos, umedecemos ou aquecemos o ar.
.
Podemos definir oito formas de pranayama :
.
1- Igualar os tempos de inspiração e expiração.
2- Expansão lateral dos pulmões (respiração intercostal).
3- Expansão superior dos pulmões (respiração clavicular).
4- Expansão inferior dos pulmões ( respiração diafragmática).
5- Sunyaka : manter os pulmões vazios um certo tempo.
6- Puraka: inspiração prolongada.
7- Kumbhaka: manter os pulmões cheios de ar.
8- Rechaka : expiração prolongada.
.
.
Exercícios :
Deite-se confortavelmente na cama com música ambiente suave, certifique-se que não será interrompido(a) por nenhum ruído ou alguém entrando.
Deite-se de barriga para cima, com as pernas e braços esticados, consciencialize-se da sua inspiração, retenção,e expiração.
Não faça este exercício de estômago cheio, de preferência faça pela manhã.
Outro exercício pode fazer-se na posição sentado, de costas erectas, pernas dobradas (posição de lótus) e pés tocando no chão.
Feche os olhos e relaxe (estado alfa).
-Com o dedo indicador tape a narina direita e respire somente pela esquerda.
Depois alterne fazendo isso à narina esquerda oito vezes, depois tape a narina esquerda e inspire pela direita, tape a direita e expire pela esquerda, portanto vá alternando inspirando por uma narina e expirando pela outra (oito vezes) para desobstruir as vias respiratórias...


**Faça sempre exercicio de pranayna acompanhado de um instrutor..
A Aura: « sopro, vapor» deriva do latim.
Sukshama sharíra em sânscrito, ou "corpo subtil", possui sete níveis ou camadas, cada qual correspondente a um chacra maior.
Na aura estão os pontos energéticos (chakras) que canalizam energia (prana) aos corpos subtis e corpo físico.
Eu acho que para simplificar podemos dizer que : temos um corpo físico e um corpo espiritual (a alma é então um reflexo do espírito, a sua "personalidade") assim como a Lua reflecte a luz solar a alma reflecte a luz do espírito, temos ainda um envoltório espiritual que é o perispírito (com propriedades electromagnéticas).


-A foto Kirlian (técnico electrónico Russo,adaptou um aparelho em 1935 para fotografar a luminosidade da campo bioplasmático) prova que temos um campo magnético (aura) em nosso redor, também toda a matéria gera energia e tem um campo energético em sua volta .Possuímos aquilo que vulgarmente se denomina: electricidade estática, experimente esfregar uma caneta no seu cabelo ,depois abra a torneira de modo a sair apenas um fiosinho de àgua, coloque a caneta perto do fio de àgua e verá como ele "curva" repelido pela energia, se você despir uma blusa de lã também poderá sentir a electricidade estática do corpo que nela se acumulou (ouvem-se estalinhos).
.
O biólogo Russo: Alexander Gurvich e o físico russo V.Grischenko, compartilhando teorias e conhecimentos experimentais designáram o termo "bioplasma" para designar o plasma energético do nosso organismo. E um cientista Inglês Elliot demonstrou a existência do bioplasma, diariamente morrem em nós cerca de 10 milhões de células sendo substituídas ,nesse sistema auto-regulador que é o nosso campo bio-energético.
-Você pode sentir a energia libertar-se de cada espóro do seu corpo, quando se emociona liberta energia e expande o campo energético, até sentimos os pêlos e cabelos arrepiar.
.Você pode aperceber-se que desperta do sono repentinamente antes de alguém entrar no quarto,quando isso acontece é porque o seu campo magnético pressentiu uma presença invadindo-o, e você despertou.
Por vezes há aquelas pessoas que chamamos de "vampiros psíquicos" porque absorvem a nossa energia, na presença dessas pessoas sentimo-nos fracos , bocejamos de sono ou ficamos com dor-de-cabeça, geralmente quando falam connosco agarram-nos o braço ou tocam-nos várias vezes no corpo, as pessoas negativas,pessimistas ou ciumentas costumam invejar-nos e na presença delas ficamos um pouco fracos, é fundamental reforçar-mos a nossa aura,seja através de visualizações, cristais, orações, pensamentos positivos, que actuam como uma "barreira de protecção" para a nossa aura ficar "impenetrável".
Os cegos conseguem orientar-se, eles pressentem se algo se aproxima do seu campo magnético, na ausência do sentido da visão agudizam outro sexto-sentido.
O Nosso campo aurico absorve energias e irradia energia, à semelhança de uma estrela que atrai (força gravítica) e irradia energia...
Gera-se uma grande confusão se atribuirmos um "corpo causal" para cada faculdade do espírito, uns dizem que temos 7 corpos astrais, um emocional, outro mental, outro sentimental, outro da intuição, etc...
Para quê tanta separação? Todas as faculdades psíquicas são do espírito, (ou alma),no espírito residem energias extrafísicas e várias características: emoção, amor, imaginação, intuição, personalidade, registos akáshicos, etc.
Seria mesmo necessário identificar cada faculdade com um corpo subtil?
Se assim fosse teríamos centenas de corpos astrais, porque existem muitas variantes de emoções e energias que irradiam do nosso espírito.


.
.
Exercícios :
Lua
Para aumentar a energia magnética pessoal :
Coloque nas noites de lua Cheia um copo de àgua mineral no beirado da janela, para que a luz do luar magnetize a água.
Tome a água no outro dia pela manhã em jejum.
*está comprovado que o magnetismo lunar influência as marés, recordem que temos 75% de água no organismo,
e a lua influi também no movimento das placas tectónicas Terrestres.


Eliminar más vibrações:
Para invocar o elemento água, mantenha um copo com água e bastante sal grosso (cristal purificador,dissolve más energias) sobre um móvel da casa, ou mesa de trabalho. Dentro do copo coloque uma colher de metal com o cabo para fora, ela serve como captador de energias negativas absorvendo-as e a àgua dissolve-as eliminando-as.
O cabo também actua como transmissor, fazendo com que a energia purificadora da àgua passe para o ambiente.
.
.
Abraçe uma àrvore:
-Se preferir não conte a ninguém, para não rirem de ti . Mas esse gesto de abraçar uma àrvore não é tolice, não é meramente simbólico. A terra tem ondas magnéticas e as àrvores estão enraízadas profundamente na terra, canalizam a energia telúrica.
O pinheiro é muito bom, as suas ramagens irradiam energia.
Por acaso em noites de trovoada, cada rama de pinheiro equivale a 7 agulhas de metal atraíndo os raios.
Abraçe o tronco de um pinheiro, feche os olhos e respire fundo. Visualiza a energia ascender o tronco da àrvore e passando por si. Não precisa fazer como dizem algumas revistinhas «agradeça à àrvore,fale com ela»,porque a àrvore não é uma consciência inteligente, não lhe responderá...No entanto sinta-se grato(a), sentir-se grato pela energia é tomar consciência da sua benéfice, agradecer dialogando com a àrvore é algo diferente. (como vê,ser espiritualista não indica acreditar em tudo sem lógica,use o bom senso).
Após uns minutos sentirá o seu organismo revitalizado, comprove.
.
.
Proteção no Lar :
Quanto às más vibrações , conhecemos pelo termo comum "mau-olhado" ou inveja, olho-gordo, na realidade as más energias no lar podem vir ter conosco quando outras pessoas nos emitem pensamentos de inveja ou ódio, ou mesmo até egrégoras, outras vezes as más energias partem de nós mesmos (nervosismo,discussões, insegurança, maus hábitos, pensamentos negativos ), para eliminar más energias em casa pode :
-Colocar sal grosso nos cantos da casa. O sal é um elemento cristalino puro,e ao dissolver-se ele elimina as más vibrações.
-Colocar uma tigela com areia da praia.
-Ter em casa um frasco de água benta.
-Ter uma pequenina fonte com água corrente (em circuito fechado).
.Uma crença antiga,ensina que pode ver-se se há "mau-olhado" em casa da seguinte forma:
-Colocando três ovos e três pedras de carvão vegetal numa tigela com água, em caso de mau-olhado os ovos rebentariam e o carvão flutuaria...
As más energias num local, podem detectar-se se observarmos plantas com manchas amareladas ou sêcas no local.
Nós mesmos sentimos alguns efeitos, dor-de-cabeça repentina e estranha, enjôo ou tonturas repentinas,sensação de peso nos ombros, vista turva, sensação desagradável e desejo de sair dali.
.
.
Buscando energia:
Sabendo então que a energia , se encontra por toda a parte, e que o pensamento consciente pode atrair energia.
Concluímos que a magia e as prácticas espirituais atraem energia.
Orações atraem energia (egrégoras positivas), além do mais você está elevando as vibrações de pensamento, atrai boas energias para si e para as entidades necessitadas.
Se acender incensos, fizer pequenos rituais, acender velas, usar cristais, se viver como um místico não se preocupe se os outros lhe dizem que é uma via "materialista" ou pouco eficaz, se você realmente sentir-se bem, se não prejudicar terceiros você está vivendo mágicamente, estará em harmonia interior e atraindo energia.
Recorde-se sempre que o poder está em Deus dentro de ti...
Você terá mais auto-estima , mais força de viver, mais psíquismo, maior intuição...Isso é maravilhoso!
.
.
Mantras , palavras de poder, sons e ultra-sons, vibroturgia...
..
-Kodoish, Kodoish, Kodoish, Adonay Tsebayoth*, (*dizer: sabios)
( em hebraico:"Santo, santo, santo é o senhor das hostes" ), repetir sete vezes...
elimina más vibrações...
.
-« Om mani padme hum * » (dizer: rum*), "salve a jóia que vibra no lótus",
mantra da compaixão divina,melhora a qualidade dos sentimentos.
.
Om shanti : paz divina, traz paz interior.
.
-«Om Namá Shivaia » afásta a depressão,(associado ao deus Shiva,da dança e que criou o yoga)