Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 11 de março de 2008

OS ASANAS DA HATHA YOGA




Os asanas da Hatha Yoga
São reconhecidos 84.000 asanas, sendo 84 mais importantes, 32 fundamentais e 7 elementais.
A maioria dos asanas estão associados a animais, aspectos da natureza e símbolos.
O Gheranda Samhita emprega 32 asanas e 25 mudras incluindo fechamentos ou compressões chamadas bandhas.
O conceito de asana do Hatha Yoga é diferente do conceito fornecido pelos Yoga Sutras - Texto sobre Raja-Yoga ou Yoga meditativo.
No Hatha Yoga o Asana deve ser aplicado com determinado objetivo de forma a não causar lesão, respeitando os limites do praticante.
De uma forma geral o Hatha Yoga se mostrou para nós ocidentais como um Yoga terapêutico que visa manter a saúde do praticante ou recuperá-la.
Desta forma, todas as posturas são expostas com seu efeito no físico, que é devido em primeiro lugar aos massageamentos dos orgãos internos e efeito circulatório.
Através desses massageamentos e ativação circulatória todo o corpo é afetado positivamente, equilibrando e melhorando a função de todos os sistemas (respiratório, circulatório, nervoso, muscular, articular, endócrino, exócrino, de reprodução, digestivo, de excreção e urinário).
Efeito muscular, ósseo e articular:

Os asanas do Hatha Yoga são utilizados como terapêutica para várias doenças e para a correção postural.

Asma
Depressão
Angústia
Ansiedade
Prisão de ventre
Problemas digestivos
Correção Postural:
A correção postural é essencial para a saúde em geral.

Desvios:
Lordose
Cifose
Escoliose
O tamanho das pernas e a posição da bacia influenciam toda a postura. Portanto, a correção postural começa com a correção da bacia. Após é necessário um correto balanceamento muscular (músculos antagonistas com a mesma força e tônus).

Os asanas atuam na musculatura com um efeito de tudo ou nada, isto é, com a permanência na posição - o estímulo nervoso é suficiente para contrair ou alongar todas as fibras musculares.
As contrações são Isométricas, isto é, todas as fibras musculares mantêm a mesma medida.

Esse tipo de contração estimula todas as fibras nervosas e consequentemente todas as fibras musculares se contraem, dessa forma todos os capilares se abrem para receber uma grande quantidade de sangue, o que estimula a circulação sangüínea na totalidade.

Na contração os orgãos tendinosos de Golgi são estimulados produzindo relaxamento posterior.

A contração isométrica desenvolve resistência muscular (superior à força desenvolvida pelos exercícios, com tensão e relaxamento) e tônus (semelhante aos alterofilistas).
O alongamento é bastante enfatizado, aliás o alongamento nasceu do Hatha Yoga.

No alongamento o músculo é estirado até o comprimento máximo e mantido por um determinado tempo, é este tempo juntamente com a concentração e o relaxamento induzido pela mente que propicia o alongamento máximo e o relaxamento muscular posterior, pois o músculo alongado permanece relaxado por mais tempo.

No alongamento o sangue é jogado para fora do músculo (neste o músculo não necessita de nutrientes).
A alternância de tensão e alongamento propicia um relaxamento completo, circulação renovada e elasticidade muscular, ou seja, o estado saudável da musculatura.
As articulações são trabalhadas na sua totalidade com movimentos amplos em todos os sentidos que as articulações permitem.

Estes movimentos aumentam a flexibilidade.
Os ossos também são beneficiados pelos movimentos. Sabemos que para evitar a osteoporose o exercício é fundamental (juntamente com a alimentação rica em cálcio).

A movimentação óssea também é importante para a circulação, porque é na medula óssea de alguns ossos que é produzido o sangue.

Efeito Circulatório
Músculos são massageados pela alternância de contração e alongamento citados anteriormente. Na contração o músculo se enche de sangue e no alongamento o músculo é esvaziado de sangue, esta alternância faz renovar completamente a circulação no músculo.
Nos orgãos as pressões e as descompressões estimulam a circulação e o funcionamento dos orgãos e glândulas.

Efeito Respiratório
Os asanas estimulam a respiração diferenciada. Alguns asanas favorecem a respiração abdominal, outros a respiração torácica e outros a clavicular, e ainda respiração em um ou outro pulmão nas diferentes fases respiratórias. Todas estas variações vão favorecer a respiração completa. As pessoas em geral respiram mal e usam somente 1/3 da capacidade pulmonar.

Efeito nos orgãos Digestivos, de Excreção, Reprodução e Glândulas
Da mesma forma como nos músculos, com pressões e descompressões, a circulação é ativada regulando a função destes. A circulação nestes órgãos também é ativada pelo efeito da gravidade.

Efeito no Sistema Nervoso
Ocorre que quando o músculo relaxa o sistema nervoso também relaxa. A respiração e a circulação também tem um grande efeito no sistema Nervoso. Quando o sangue está alcalino (com mais oxigênio) o sistema nervoso parassimpático é ativado, relaxando. Quando o sangue está saturado com gás carbônico, e conseqüêntemente com produtos catabólicos retidos, o sistema nervoso simpático é ativado. Nossa geração estressada é Simpático tônica.