Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

VISÃO HOLÍSTICA DO CORPO HUMANO






VISÃO HOLÍSTICA DO CORPO HUMANO


Hólus é um vocábulo grego que quer dizer total, portanto o termo holístico refere-se à totalidade do ser, em níveis: físico, emocional, mental e espiritual.
Observando nosso corpo de forma holística, compreendemos que ele troca energia com o Universo através de centros energéticos chamados chacras, e que o corpo é envolvido por um campo energético chamado aura.
Tanto os chacras quanto a aura podem ser percebidos quando estamos em estado alterado de consciência, bastando tornarmo-nos sensíveis à percepção da energia.
Dependendo da escola ou tradição, que se refere à aura ou chacras, há algumas diferenças em nomenclaturas ou localização. Porém não devemos nos apegar à isso, devemos simplesmente termos consciência de sua existência, para assim desenvolvermos nossa sensibilidade e ampliarmos os efeitos de nossas práticas meditativas. Mesmo porque em algumas técnicas eu irei me referir a eles.
Existem muitas obras que se referem a esse assunto, portanto, eu serei breve em minhas informações.

AURA: Núcleos e Níveis de Consciência
O homem, para definitivamente atingir a auto-realização, precisa desenvolver e despertar em seu interior, as características que lhe permitam contatar e manifestar núcleos de consciência mais elevados.
Esses núcleos permitem que eleve seu padrão vibratório e de compreensão, e atue em dimensões superiores, trazendo para a sua consciência e campo de atuação as atitudes pertinentes a tais esferas.
Basicamente temos sete dimensões ou níveis de consciência: físico-etérico, astral (emocional), mental (concreto e abstrato), intuitivo, espiritual, monádico e divino.
Para cada dimensão ou nível de consciência, atuamos com um núcleo ou corpo específico:

NÚCLEO OU CORPO
NÍVEL OU DIMENSÃO
REGENTE
DIVINO
MÔNADA
MONÁDICO
CORPO DE LUZ
ESPIRITUAL
ALMA (corpo causal)
INTUITIVO
MENTAL
MENTAL
Abstrato (causal)
Concreto
ASTRAL
ASTRAL
FÍSICO-ETÉRICO
FÍSICO ETÉRICO

Os núcleos formados pelos níveis físico-etérico, astral (emocional), e mental (concreto), constituem os corpos da personalidade, por meio dos quais expressa-se o ego humano antes da integração da personalidade).
O ego ‘’é o conjunto de corpos da personalidade: físico-etérico, emocional (ou astral) e a mente concreta. Quando o indivíduo evolui, a personalidade é guiada por níveis superiores. Sai Baba costuma dizer que Deus é igual ao homem menos o ego.
O nível etérico é uma réplica do físico como um todo. O corpo etérico é composto de uma rede energética que molda e vitaliza o físico, interligando-o aos corpos sutis. Nele estão os vórtices (chacras) que compõem o sistema energético responsável pela manutenção de vários mecanismos dos corpos materiais.
O nível astral é onde circulam os desejos, paixões, sentimentos, reações emotivas e aspirações. As vibrações menos elevadas do corpo astral são alimentadas pela mente que se desviou da meta superior, e criou o prazer, a superstição e o sentimentalismo, deixando o medo e a ignorância dominar.
O nível mental subdivide-se em mental concreto e abstrato. O mental concreto é onde atua a mente racional e analítica (faz deduções e julgamentos). Quando atinge capacidade de crítica intensa deve ser capaz de reconhecer algo superior, levando a uma transmutação do raciocínio, transformando-o em capacidade de reconhecer o mundo interior.
O mental abstrato e o intuitivo correspondem ao nível de atuação da alma (também chamado corpo causal). A alma não se desfaz ao longo das encarnações, mas guarda os registros das experiências vividas. É intermediária entre a vida externa, da personalidade, e o mundo espiritual, situado acima de sua influência. Revela os aspectos divinos, através dos três primeiros Raios, que compõem a Chama Trina, a Essência Divina depositada no ser humano.
O nível espiritual é o da expressão do corpo de luz. Este, recebe a influência direta da mônada. É intermediário, portanto, do contato entre a alma e a mônada. Assim como o mental recebe influência da alma (que exprime-se por meio da personalidade), a alma recebe influência do corpo de luz.
A mônada é o núcleo fundamental do ser, que o leva a transcender ou transpor o plano tridimensional, elevar-se além dos conhecimentos que até então adquiriu (em todas as encarnações), e conectar-se com a hierarquia de valores internos a qual pertence. Interage com os Mestres superiores, trazendo o novo e verdadeiro conhecimento. “D.J.T. costuma definir a mônada como a alma da alma”.
A mônada abriga a luz que vivifica os corpos inferiores e conduz à verdadeira espiritualidade, conectando o homem à origem do Todo em suas várias ramificações, seja planetária, solar ou cósmica.
O nível divino é onde se encontram os regentes monádicos. O regente é o núcleo mais profundo do ser. Denominado Homem Cósmico ou Regente-Avatar, o Pai, em determinadas literaturas.
O regente monádico tem a mônada como sua projeção no universo físico cósmico. A alma é a projeção da mônada nos níveis abstratos e o ego humano a projeção da alma no mundo concreto.

Nenhum comentário: