Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ALÉM DO CORPO , A BOCA TAMBÉM REVELA PROBLEMAS EMOCIONIAS


Além do corpo, a Boca revela problemas emocionais ...que podem ser analisados, corrigidos e equilibrados.
A boca representa a nutrição, o afeto, a comunicação e a segurança, pois desde o nascimento, com o leite materno, depois a mastigação dos alimentos sólidos e a sucção dos líquidos, e, em seguida, a deglutição completa o ciclo de sobrevivência do corpo físico.

O afeto configura no bebê a necessidade de colocar os objetos na boca, sentir, conhecer, aprender e satisfazer o prazer da fase oral dos bebês até os 4 anos. Em seguida, a criança aprende a beijar ou a negar o alimente conforme sua emoção, quando se sente protegida e segura, se acalma com o uso de chupeta ou mamadeira, satisfaz sua fome física ou emocional. A necessidade de uso contínuo de chupeta, mamadeira ou até o seio materno após o tempo devido, configura vício, pois a criança deve posteriormente aprender a sugar por canudos e estimular por exercícios físicos de mastigação e sucção para desenvolver as arcadas dentárias. No campo emocional, a insegurança, o medo e a sensação de abandono levam a criança a chupar os dedos e a também a morder as unhas quando não está confortável na vida, e libera agressividade roendo as próprias unhas.

Ainda criança ou na fase adulta apertará ou rangerá os dentes, de modo a liberar a raiva de uma situação que considera difícil de resolver, não aceita a vida como ela está no presente, então ocorrerá desgastes nos dentes, fraturas até de raízes, problemas na articulação têmporo-mandibular, trismos musculares, nevralgia do trigêmio. Muitas vezes o medo se mistura à culpa e o ranger se acentua provocando dor muscular no pescoço e face tornando o local inflexível, isto é, a pessoa não aceita mudanças.

O afeto quando se transforma em carência aumenta a necessidade de colocar coisas na boca, aumentando a fome ou por bloqueio perde o apetite e perde a alegria.

Os lábios representam o afeto, o contato com alimentos ou o beijo satisfaz o físico e o sentimento. A língua é um músculo que leva o alimento para as laterais das arcadas é a responsável pela mastigação bilateral e deglutição. É também a língua o órgão do gosto, a pessoa sente no gosto as sensações de raiva, de tristeza, de desamparo, do doce, do amargo, enfim é a língua que articula as palavras em conjunto com dentes e lábios.

Dentes, suporte ósseo, gengivas representam decisões e segurança, quando o bruxismo é muito acentuado a agressividade está no limite e a baixa estima está no porão da alma.

Viver significa alcançar o equilíbrio físico e emocional, sempre aprendendo, pois o verdadeiro mestre deve usar da emoção e do entendimento para evoluir individualmente, mas nunca se isolar e esquecer que o mundo é uma coletividade que interage com todos os conhecimentos de todos os níveis.

Os dentes e a emoção ....cuidados na vida.
 

Os dentes são como cristais e antenas estão conectados ao corpo físico de forma a demonstrar as emoções e o comportamento interno, é um espelho interior, ninguém pode controlar as emoções nas arcadas dentárias se estiver emocionalmente em desequilíbrio.
 

O equilíbrio racional (mente), e emocional(coração), afetam o mecanismo da cavidade bucal de diversas maneiras:
 

Bruxismo  - Não aceitar o presente e apego ao passado.
 

Fraturas dentais  - Stress de novas lições, aprender que a vida apenas deseja o seu melhor.
 

Cáries em excesso  -  Acidez estomacal , acidez do organismo=desgosto pelos fatos da vida, cuidado com suas palavras, pensamentos, atitudes, aceitar e perdoar.
 

Articulação têmporo-mandibular alterada  ...
 Dor, barulho no ouvido, trepidação da articulação na abertura da boca  -  Cuidado com a teimosia, inflexibilidade, aceitar mudanças que para a pessoa é impossível, problemas nesta região afetam a mordida no seu equilíbrio.
 

Sangramentos na cavidade bucal geralmente gengivas, cuide da higiene de forma completa mas na emoção a ausência de ALEGRIA PROVOCA ESTE SINAL.
 

Ansiedade é querer agarrar o futuro com o pensamento e sofrer sem resolver a questão principal.
Cuidado com mordidas de bochecha, lábios e língua ferimentos contínuos provocados por você causaram traumas e lesões que podem ser irreversíveis, portanto devemos também a prender a controlar a ansiedade.
 

A todos desejo equilíbrio, sabedoria e alegria que é o ar da alma.
 
Artigo Dra Miriam Zelikowski.
FONTE - http://reiki-cabala.blogspot.com/

2 comentários:

Reiki e Cabala disse...

Muito prazer em conhecer seu espaço, obrigada por postar meus textos, seja sempre bem vinda ao meu blog e a minha página no facebook: Bioterapia & Odontologia Emocional.
Um grande abraço e felicidades.
Muito interessante o sino que toca na sua página, é um sinal de bater à porta e ser recebido.
Boa noite e boa semana.
Miriam Zelikowski
www.reiki-cabala.blogspot.com

Nelia Lima - Lakshmi disse...

Gentileza sua!! ..Me senti honrada com sua visita..Obrigada.
Abençoada sejas.