Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011

DESEJO, CONSIGO!

 
 
 
DESEJO,  CONSIGO!
 
Você já imaginou que o poder de conseguir tudo o que deseja está em sua mente? Que a capacidade para eliminar obstáculos, problemas ou doenças está dentro de você? Que para alcançar qualquer objetivo basta querer? Para o médico e escritor Joseph Murphy (1898-1981), o grande segredo está na chamada mente subconsciente. “Você pode introduzir em sua vida mais riqueza, saúde e felicidade, se descobrir como entrar em contato com o subconsciente e libertar seu poder oculto. E não é preciso adquirir este poder, pois você já o tem; precisa apenas aprender a aplicá-lo em todas as áreas da vida”, ensina Murphy em seu livro O Poder do Subconsciente, publicado no Brasil na década de 60.

A antiga receita parece simples e milagrosa, mas vamos com calma. Você deve estar se perguntando: se essas idéias fossem verdadeiras, então, todo o mundo viveria feliz e satisfeito, e os males não existiriam, já que qualquer um poderia aprender a usar o subconsciente para eliminá-los de sua vida. Segundo Murphy, a mente subconsciente, ao aceitar uma idéia, começa a buscar meios de pô-las em prática, indicando o caminho à mente consciente. Assim, para alcançar o sucesso é necessário unicamente fazer com que a mente subconsciente aceite a idéia que você deseja.

Maravilhoso, não? Contudo, da mesma forma que a mente subconsciente trabalha para executar idéias de êxito, saúde e sucesso produzidas pela mente consciente, ela também opera em favor de pensamentos destrutivos, de doenças, de insucesso, de sogrimento, de rejeição e de negação. E é ai que mora o perigo. Assim, a mente consciente é uma arma poderosa que, se mal direcionada, pode provocar, com a mesma potência, os efeitos contrários a tudo o que se deseja de bom na vida.

O ser humano possui apenas uma mente, dividida por dois conceitos: objetivo e subjetivo. A primeira adquire conhecimentos por meio dos sentidos, aprende pela observação, experiência e educação. Sua principal função é o raciocínio. Já a mente subjetiva, ou subconsciente, aprende pela intuição, é sede das emoções e da memória. “Não existe uma divisão física ou química no cérebro humano que distingue a mente consciente da inconsciente. Existem regiões no cérebro com diversas funções, mas a divisão entre a mente objetiva é conceitual, criada para identificar os diferentes papéis que a mente desempena”, explica a psicóloga Márcia Dolores Resende, especialista em programação neurolinguística.

É como se a mente consciente fosse o navegador ou capitão no comando de um navio. Ele dirige o navio e dá ordens aos homens da casa de máquinas, que controlam as caldeiras e instrumentos da embarcação. Os homens da casa de máquinas são como a mente subconsciente: eles não sabem para onde estão indo, apenas cumprem ordens. Iriam de encontro às rochas se o comandante emitisse instruções erradas. Eles obedecem às ordens de quem está no comando sem discussão, limitam-se a executá-las. O comandante é o senhor do navio e suas determinações sempre são realizadas. Do mesmo modo, a mente consciente está no comando do indivíduo, é a senhora do seu corpo, ambiente e relacionamentos. A mente subconsciente recebe as ordens baseadas no que o consciente acredita e as aceita como verdadeiras.
O subconsciente está a serviço dos desejos e pensamentos de cada um. Querer é poder e, segundo a teoria de Murphy, o subconsciente leva esse lema muito a sério. Feito o pedido, ele começa a trabalhar para cumprir sua missão. Como? Principalmente, direcionando a atenção do indivíduo a tudo aquilo que pode levá-lo ao seu objetivo final. Por exemplo, imagine que alguém queira trocar seu carro. De repente, o futuro comprador começa a ver, em todos os lugares que vai, carros no modelo e na cor que deseja comprar. O que ocorreu? De um dia para o outro a cidade ficou infestada de carros de um determinado modelo e cor? Simplesmente, o indivíduo passou a prestar mais atenção no objeto de desejo, é o seu subconsciente entrando em ação. As chamadas coincidências ou obras do destino também são, muitas vezes, fruto do trabalho da mente subconsciente.

Essa alta eficiência do subconsciente deve, contudo, ser motivo de muita atenção e cuidado às mentes conscientes dos seres humanos. Murphy alerta: todas as suas experiências e tudo o que surge em sua vida se baseiam na natureza do material que você utiliza na construção de sua casa mental. Se o seu projeto, diz ele, está repleto de padrões mentais negativos, como medo, preocupação, ansiedade ou frustração, então a textura do material mental que você está reunindo resultará em mais problemas, tensões, ansiedades e limitações de toda a espécie. A atividade mais importante e de alcance mais longo da vida é a que o individuo constrói na mente em todos os momentos de desespero. Cada palavra é silenciosa e invisível, mas é real.

Durante todo o tempo, você constrói sua casa mental. O pensamento e as imagens mentais representam o projeto. A cada instante, você pode construir saúde, felicidade e sucesso radioso com os pensamentos que lhe passam pela cabeça, as idéias que elabora, as crenças que aceita e as cenas que ensaia no palco oculto da mente, ensina Murphy. Esta mansão imponente que você está construindo é a sua personalidade, a identidade e a história de sua vida. Mas se ela não passa de um casebre ou está prestes a desabar, você pode fazer um novo projeto. Desenhe-o silenciosamente, com elementos de paz, harmonia, alegria e boa vontade no presente. “Detendo-se nessas coisas, e defendendo-as, sua vontade subconsciente aceitará seu projeto e terminará por torná-lo realidade”, aconselha o especialista.

Afinal, seu desejo é uma ordem!

Nenhum comentário: