Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 22 de julho de 2014

MANUAL BÁSICO DE FLORAIS DE BACH.



Apresentação

Os florais são um poderoso elemento de ajuda e tem a vantagem de não ter nenhum tipo de contra indicação e de serem passíveis de auto medicação sem restrições.
 
Florais de Bach
Recomenda-se aos pacientes:
- Atividades físicas regulares. 
- Relaxar alguns minutos todo dia. 
- Mudar os hábitos alimentares. 
- Evitar bebidas gasosas , chocolate , café.

Os florais corrigem o equilíbrio emocional no campo energético. Tiveram seu efeito reconhecido em 1976. Para o Dr. Bach o importante era tratar a personalidade da pessoa e não a doença.   A doença é o resultado do conflito da alma e da personalidade ("O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma manda a doença para nos corrigir, nos botar no caminho de novo. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar."). 

A origem das sete doenças é proveniente de sete defeitos do homem:
1º : Orgulho
2º : Crueldade
3º : Ódio
4º : Egoísmo
5° : Ignorância
6º : Instabilidade Mental
7º : Cobiça, Gula

São sete os caminhos do equilíbrio (liberdade):
1º : Paz
2º : Esperança
3º : Alegria
4º : Fé
5º : Certeza
6º : Sabedoria
7º : Amor
Seu conceito de saúde é: Harmonia, integração, individualidade e integridade. 
O importante é ser livre, jogar muita coisa para o alto e fazer o
que a nossa alma quer.

Ele dividiu os florais em sete categorias:
 1ª :  Para os que tem medo:
ROCK ROSE / MIMULUS / CHERRY PLUM
ASPEN / RED CHESTNUT

2ª :  Para indecisão:
CERATO / SCLERANTUS / GENSIAN
GORSE /HORN BEAN / WILD OAT

3ª : Para falta de interesse pelas circunstâncias atuais:
CLEMATIS / HONEY SUCKLE / WILD ROSE
WHITE CHESTNUT / OLIVE / MUSTARD
CHESTNUT BUD  
 


4ª : Para solidão:
WATER VIOLET / IMPATIENS / HEATHER

5ª : Para sensibilidade excessiva a influências e opiniões alheias:
AGRIMONY / CENTAURY 
WALNUT / HOLLY

6ª : Para os que estão desesperados e abatidos:
LARCH / PINE / ELM 
SWEET CHESTNUT / STAR OF BETHLEHEN 
WILLOW / OAK / CRABB APPLE

7ª : Para os que tem preocupação excessiva com o bem estar dos outros:
CHICORY / VERVAIN / VINE
BEECH / ROCK WATER
 
OS 38 FLORAIS:
 AGRIMONY - É o ansiolítico do sistema Bach. Indicado para ansiedade, serve para obesidade e alcoolismo, medos físicos, medo de estar só, neurose da ansiedade, síndrome do pânico, pessoas que se preocupam muito com antecedência.  Sempre fará emergir algo durante e depois do tratamento. É muito necessário acompanhar o tratamento, pois provavelmente será necessário o tratamento com outro floral.
ASPEN - Para medos ligados ao esoterismo, medos associados a religião e medo de dormir. 
BEECH - Para pessoas intolerantes, críticas e arrogantes, que consideram os outros estúpidos e ignorantes, perfeccionistas.
Ele ajuda a adotar uma postura mais compreensiva e tolerante.
CENTAURY - Para pessoas que são usadas, submissas e servis, "capachos", para pessoas que não conseguem dizer não. Por trás do CENTAURY normalmente há um LARCH (insegurança).
CERATO - Para pessoas indecisas que buscam opinião dos outros para tudo, que sempre pedem conselho e não tem confiança para tomar suas próprias decisões.
CHERRY PLUM - Para pessoas que tem impulso de fazer coisas horríveis. Indicado sempre que há falta de controle emocional , neurose obsessiva.
CHESTNUT BUD - Próprio para ajudar os que não aprendem as lições da vida, cometem sempre os mesmos erros. Ajuda a observar mais as experiências. Ótimo para fase de estudo, facilita o aprendizado. Indicado para a síndrome de Dawn. 
CHICORY - Para os egoístas e possessivos, os que sempre querem agradar os outros pelo reconhecimento. Tipo material, superprotetor, que se sente rejeitado, incompreendido, fica magoado e ofendido quando as pessoas não reconhecem o que eles fazem de bom.  Ajuda a amar e aconselhar sem exigir em troca amor e atenção.
CLEMATIS - Para personalidades "voadoras", sempre sonhadoras, sempre no mundo da lua, tem sono à tarde, não tem interesse pelas coisas atuais, dispersivas, pessoas que escutam sem ouvir, olham sem ver. Costumam ter problemas de visão e audição. É muito bem associado ao CHESTNUT BUD. Traz a pessoa à realidade.
CRABB APPLE - É o antibiótico do sistema, é o remédio da limpeza, tanto física quanto psicológica, para pessoas que se sentem culpadas, sujas, para problemas com a pele, aversão e desgosto de si próprio. Indicado para processos infecciosos, hábitos perniciosos, aversão a contatos físicos, idéias fixas. Limpa a mente. É o depurador para a mente e o corpo.
ELM- Para pessoas assoberbadas de responsabilidade, que sentem que carregam um fardo sobre os ombros, que se sentem pressionados pelo trabalho e compromissos. Indicado para dores físicas. É o analgésico do sistema. 
GENTIAN - Para depressão com causa conhecida. Dá coragem, anima. O lema é : "Eu serei bem sucedido". 
GORSE - Para os desesperados, pacientes com doença terminal. Faz a pessoa ter uma nova visão, para os que perdem a esperança por completo, casos graves, doenças em que nada dá resultado. 
HEATHER - É o floral dos tagarelas, que trazem todo o assunto das conversas para elas. Para pessoas que ficam cutucando as outras, centradas em si mesmas. 
HOLLY - Para qualquer tipo de estado negativo, ódio, desprezo, egoísmo, frustração, temperamentos violentos, vingativos. É usado para sentimentos explosivos que causam revolta. É o antídoto do ódio. Para quem tem raiva da vida. É a flor da amor. Para o ciúme. 
HONEYSUCKLE - Para pessoas que vivem no passado, ficam presas no passado, serve para trazer as pessoas para o presente. Serve para viúvos, pessoas que moram no exterior e ficam com saudade, pessoas que perdem entes queridos e ficam presas a lembranças. É indicado para ajudar órfãos, pessoas mais velhas que vivem sozinhas. É floral das lembranças. 
HORNBEAN - Para cansaço físico, mental, para pessoas que sentem que todo dia 2ª é feira de manhã. Dá força emocional. Para pessoas preguiçosas, sem força e energia. 
IMPATIENS - Para pessoas irritadiças nervosas, que gostam de trabalhar sozinhas. Consideram todos com o pensar mais lento. Ótimo para inquietude e tensão mental. 
LARCH - Dá autoconfiança, para timidez, insegurança, pessoas que não acreditam em si. Ajuda a mergulhar na vida, adquirir confiança. É o remédio da impotência masculina. 
MIMULUS- Florais para o medo com causas conhecidas. Ótimo para timidez e pessoas retraídas, dá coragem as pessoas, é indicado para fobias, sensibilidade ao que é novo, para sexualidade reprimida. 
MUSTARD - Para depressões cíclicas sem razão aparente. É muito pouco usado. 
OAK - Para quem ignora os sinais de dor, trabalha demais e esconde o cansaço, luta até o fim, para pessoas que só ficam doentes sábado e domingo, para colapso de vitalidade. Mais usado como complemento de outro. 
OLIVE - Para esgotamento físico e mental de quem está em recuperação de
acidente, ou pessoas esgotadas. Para pessoas que se sentem exaustas e em total fadiga. Ótimo para reabastecer essa energia perdida. 
PINE - Para sentimento de culpa, auto condenação, pessoas que se culpam por tudo, que trazem nos ombros a culpa do mundo, remorso, pessoas que se responsabilizam pelos outros. 
RED CHESTNUT - Para medos desproporcionais, para pessoas que se preocupam demais com os outros, mães que não dormem quando o filho sai, ajuda a pessoa a devolver a devida proporção a preocupação. 
ROCK ROSE - É o remédio do pânico, para pessoas que sentem extremo temor, para acidentes, enfermidades repentinas, risco  de suicídio, para pessoas com um contato muito íntimo com o mal. 
ROCK WATER - Para pessoas rígidas, que acham que todos devem segui-las, severas, reprimidas, ávidas de perfeição, indicado para pessoas com uma auto disciplina muito grande. 
SCLERANTHUS - Para pessoas indecisas entre duas possibilidades (viajo ou fico?, vou ou não vou?, uma mulher ou outra), para instabilidade de humor, também indicado para enjôo. 
STAR OF BETHLEHEN - É o floral da perda, de choques, traumas, para quem se separa de entes queridos, traumas causados por acidente. Neutraliza os efeitos de qualquer choque. Conforta as dores e as perdas. 
SWEET CHESTNUT - Para angústia, tristeza profunda, aperto no peito, pessoas que acham a angústia insuportável. É "A noite escura da alma". 
VERVAIN- Para idealistas, dominadores, autoritários, fanáticos, sensíveis a injustiça, defendem os fracos e oprimidos. Caracteriza os mártires por alguma situação. 
VINE - Para líderes, dominadores, inflexíveis, ditatoriais, sado-masoquistas, pessoas que visando o fim usam qualquer meio, pessoas cruéis. Indicado para estabilizar pressão alta. Também indicado para pais que dominam o lar com mão de ferro.
WALNUT - É o remédio para mudanças, puberdade, menopausa, casar ou separar, ciclo menstrual, para pessoas que querem se livrar de influência, para quem quer mudar, mas fica preso, é quando chega o momento de dar grandes passos adiante, sensíveis a influências externas. Indicado para estados de transição, mudanças e hábitos arraigados. 
WATER VIOLET - Para pessoas orgulhosas e indiferentes, pessoas que gostam de ser solitárias, independentes, seguras de si, sentem dores em silêncio. Ele ajuda a ser mais perceptível. É o remédio do orgulho. 
WHITE CHESTNUT - Para pensamentos indesejosos, que não conseguem parar de pensar em algo, é o floral do "disco arranhado", para diálogo interno torturante, idéias fixas. Bom para neurose obsessiva.
WILD OAT - Para pessoas insatisfeitas entre a vontade e a realização, que está sempre perdida. É o remédio das almas perdidas. Bom para concursos e vestibulares. É o remédio para criar raízes. 
WILD ROSE - Para pessoas resignadas e apáticas, totalmente na apatia, "É o  meu carma", "É o meu destino", conformadas com as situações. É muito útil na apatia, na aposentadoria. 
WILLOW - Para o ressentimento, para pessoas amarguradas e rancorosas, para os que se acham injustiçados, para os egocêntricos com pena de si mesmos. 
RESCUE - Para emergências (ROCK ROSE , IMPATIENS, STAR OF BETHLEHEN, CHERRY PLUM e CRABB APPLE). 
   
 

Diagnóstico Diferencial
 
CERATO X SCLERANTHUS - Ambos para indecisão. O CERATO é quando ele busca na indecisão a palavra de uma outra pessoa, o SCLERANTHUS é quando está indeciso entre 2 possibilidades e ele resolve pela sua própria opinião. 
HORNBEAN X OLIVE - Ambos para cansaço físico e mental.
HORNBEAN é para preguiça , sensação constante de "2ª feira de manhã", sempre desmotivado. 
O OLIVE  é quando o paciente já passou por situações esgotantes (recuperação de enfermidades, problemas contínuos, etc ...). 
ELM X OAK - Ambos para pessoas desesperadas e abatidas. O ELM é para uma sensação momentânea de incapacidade, sobrecarga de responsabilidade, "não posso ficar doente", para dores físicas, surtos psicóticos, OAK é momentânea perda de vitalidade, mas a pessoa continua lutando, só fica doente sábados e domingos, "não tem limites". 
GENTIAN X MUSTARD - GENTIAN é para depressões com causa conhecida, e MUSTARD é sem causa conhecida, é uma "nuvem negra" que paira sobre a pessoa. 
MIMULUS X ASPEN - Medos com causa conhecida (MIMULUS) e medos sobrenaturais (fantasmas, bruxas, macumba, etc ...(ASPEN). 
CLEMATIS X HONEYSUCKLE - CLEMATIS é para pessoas que vivem  no futuro, e HONEYSUCKLE é para pessoas que não conseguem se livrar do passado, os dois florais trazem os pacientes para a realidade. 
O Dr. Bach costumava dizer : "Nunca se canse em excesso, nunca tome friagem e nunca fique com fome." . Essas são condições que afetam o sistema psíquico especialmente nas pessoas sob tratamento.
 
Os 38 florais de BACH  e suas características principais :

AGRIMONY - Ansiolítico do sistema BACH. 
ASPEN - Medos desconhecidos. 
BEECH - Críticos ; intolerantes.
CENTAURY - Servilismo; submissão. 
CERATO - Indecisos buscando opiniões alheias. 
CHERRY PLUM - Medo de perder o controle; desespero. 
CHESTNUT BUD - Tendência a repetir erros anteriores; facilita o aprendizado. 
CHICORY - Egoísmo; possessividade. 
CLEMATIS - Desinteresse pelo presente; sonhadoras. 
CRABB APPLE - Depurativo da mente e do corpo; antibiótico do sistema BACH.  
ELM - Assoberbado pelas responsabilidades; desânimo; exaustão.  
GENTIAN - Depressão com causa conhecida; desinteresse; falta de coragem. 
GORSE - Desesperança; desespero; pessimismo. 
HEATHER - Egocêntricos; maus ouvintes; "tagarelas". 
HOLLY - Ciúme; ódio; frustração; inveja; "flor do amor" .  
HONEYSUCKLE - Persistência em viver no passado. 
HORNBEAN - Cansaço; sensação de "segunda - feira de manhã".  
IMPATIENS - Impaciência; tensão mental; irritabilidade.  
LARCH - Falta de confiança; insegurança.  
MIMULUS - Medos cotidianos; fobias; timidez.  
MUSTARD - Depressão cíclica sem causa conhecida.  
OAK - Sentimento/incapacidade; obstinação, trabalha demais e esconde o cansaço.  
OLIVE - Esgotamento físico e mental.  
PINE - Sentimento de culpa; autocondenação.  
RED CHESTNUT - Medo e preocupação excessiva pelo estado dos outros.  
ROCK ROSE - Pânico; medo súbito; temor.  
ROCK WATER - Auto-repressão; autonegação; automartírio.  
SCLERANTHUS - Indecisos entre duas possibilidades; inconstância.  
STAR OF BETHLEHEN - Perdas; choques sustos traumas.  
SWEET CHESTNUT - Angústia.  
VERVAIN - Tensão; fanatismo; incapacidade de relaxar.  
VINE - Dominadoras; autoritários; ditatoriais  inflexíveis. 
WALNUT - Mudanças em geral; rompimento de laços; transições.  
WATER VIOLET - Orgulhosos; solitários; indiferentes. 
WHITE CHESTNUT - Pensamentos torturantes, persistentes e indesejáveis.  
WILD OAT - Insatisfação entre a vontade e a realização; vocação duvidosa, ambições não cumpridas; indefinições quanto a carreira;  falta de objetivo.  
WILD ROSE - Apatia; resignação.  
WILLOW - Ressentimento; rancor  autocompaixão; amargura.  
RESCUE REMEDY - (STAR OF BETHLEHEN + ROCK ROSE + IMPATIENS + CHERRY  PLUM + CLEMATIS) - Composto utilizado em casos de emergência.

Os Florais e  Astrologia :
Os astrólogos baseiam-se no estudo do mapa astral para prescrever os remédios florais. O astrólogo Peter Damian reconhece as características dos doze signos astrológicos idênticos aos "doze remédios de Bach". Para isso, relacionou um floral para cada signo. Sendo :
Áries IMPATIENS 
Touro - GENTIAN 
Gêmeos - CERATO 
Câncer - CLEMATIS 
Leão  - VERVAIN 
Virgem - CENTAURY 
Libra - SCLERANTHUS 
Escorpião - CHICORY 
Sagitário - AGRIMONY 
Capricórnio - MIMULUS 
Aquário - WATER VIOLET 
Peixes - ROCK ROSE 
A prescrição dos florais pela astrologia requer conhecimento do assunto para que através da interpretação do mapa astrológico, obtenha-se o  floral adequado. O uso dos florais pela astrologia não resume-se apenas em conhecer o floral do signo, envolve toda a posição dos astros existentes no mapa. O Dr. Bach descreveu alguns dos remédios com uma história, cada personagem representando  um remédio diferente e ilustrando o lado positivo da natureza, bem como a perspectiva negativa característica. Ele chamou -a de:

 "A História dos Viajantes"
"Era uma vez - é sempre era uma vez - dezesseis viajantes que saíram para uma excursão através de uma floresta. A princípio, todos iam bem: porém depois de ter caminhado durante  algum tempo, um dos integrantes do grupo, de nome 

AGRIMONY, começou a se preocupar quanto a estarem eles no caminho certo ou não. Depois, já de tarde, tendo mergulhado ainda mais na escuridão, 
MIMULUS começou  a ter medo de que tivessem perdido a trilha. Quando o sol se pôs e as sombras aumentaram e os ruídos noturnos da floresta começavam a fazer-se ouvir, 
ROCK ROSE ficou apavorado e em estado de pânico. No meio da noite, quando tudo eram trevas, 
GORSE  perdeu toda esperança e disse :
- "Não seguirei além daqui; continuem vocês  ficarei aqui de modo como estou, até que a morte alivie meus sofrimentos".  

OAK, por outro lado, embora sentindo que todos estavam perdidos e que nunca veriam novamente a luz do sol, disse:  - "Continuarei lutando até o fim", e o fez, de modo corajoso. 
SCLERANTHUS Tinha alguma esperança, mas às vezes sofria de incerteza e de indecisão, espeando primeiro seguir uma trilha e quase ao mesmo tempo, outra. 
CLEMATIS Continuava a caminhar com dificuldade, quieta e pacientemente  mas - 
OH ! - Bem pouco preocupado no que diz respeito a dar ou não ali o último suspiro ou sair da floresta. 
GENTIAN  Algumas vezes animava bastante o grupo , porém outras vezes caía emestado de desânimo e depressão. Outros excursionistas nunca tinham medo, a não ser de que seus companheiros desistissem da excursão e, a seu modo, queriam muito ajudá-los. 
HEATHER Tinha muita certeza de conhecer o caminho, e queria que todos os companheiros e seguissem. 
CHICORY Não se preocupava com o fim da excursão, porém demonstrava muita preocupação no que diz respeito a estarem ou não seus companheiros com dor nos pés, cansados ou com suprimentos suficientes para se alimentar. 
CERATO Não tinha confiança em  suas opiniões, e queria tentar todos os caminhos para se certificar de que o grupo não estava errado, e o pequeno e dócil 
CENTAURY Queria tanto tornar mais leve o fardo dos outros que estava pronto para carregar os apetrechos de todos. Infelizmente , para o pequeno 
CENTAURY, Ele carregava o fardo dos mais aptos a fazê-lo, pois eles eram  considerados os mais fortes. 
ROCK WATER, Todo ansioso para ajudar, desapontava um pouco o grupo porque criticava o que eles estavam fazendo de errado e, no entanto,  
 ROCK WATER Sabia o caminho. 
VERVAIN Também devia conhecer suficientemente o caminho, mas, embora estivesse um pouco confuso, fazia um discurso detalhado sobre qual  seria a única trilha que os levaria para fora da floresta. 
IMPATIENS,  Outrossim, conhecia bem o caminho da casa, tão bem que estava impaciente com os que eram menos rápidos que ele. 
WATER VIOLET Percorrera anteriormente aquele caminho, e sabia a trilha certa, no entanto, era um pouco orgulhoso e arrogante, o que os outros não entendiam. 
WATER VIOLET Julgava-os um tanto inferiores. Ao cabo, todos foram ao fim da floresta. Agora , elesatuam como guias para os outros excursionistas, que não fizeram a excursão antes e, devido ao fato de saberem que há um caminho que leva até o final, e devido ao fato de saberem que a escuridão da  floresta não é outra coisa que as sombras da noite, eles andam como "cavalheiros indômitos", e cada um dos dezesseis excursionistas ensina a seu próprio modo a lição, dando o exemplo: 
AGRIMONY Dá largas passadas, sem nenhuma preocupação, e faz troça de  tudo. 
MIMULUS Não sabe o que é medo; 
ROCK ROSE, Nos momentos mais difíceis, é a própria imagem da calma, da coragem serena, GORSE, Na noite mais negra, fala-lhes a cerca das etapas que serão vencidas quando o sol surgir pela manhã. 
OAK :Mantem-se imperturbável durante o mais forte vendaval, 
SCLERANTHUS:Caminha com inabalável convicção; os olhos de 
CLEMATIS estão postos com alegria no fim da viagem; nenhuma dificuldade, nenhum contratempo podem desanimar 
GENTIAN. 
HEATHER : Aprendeu que cada viajante deve seguir o próprio caminho, e silenciosamente vai à frente, a passadas largas para mostrar que isso pode ser feito. CHICORY : Sempre esperando ajudar, porém apenas  quando solicitado, continua tranquilo. 
CERATO: Conhece muito bem as pequenas  trilhas que não levam a parte alguma, e CENTAURY Sempre busca as pessoas que são mais fracas, que julgam pesado o fardo que carregam. 
 ROCK WATER:  Não sabe mais incriminar ninguém, passa o tempo todo encorajando os demais. 
VERVAIN : Não prega mais coisa alguma, porém silenciosamente aponta o caminho. 
IMPATIENS Não sabe mais o que é  pressa, mas se atrasa entre os retardatários para manter o passo. 
WATER VIOLET:, Mais como um anjo do que como um homem, passa em meio ao grupo como um sopro de vento ou como um raio glorioso de sol, abençoando a todos."
 

Edward Bach, 1934

Nenhum comentário: