Total de visualizações de página

Seguidores

sábado, 29 de outubro de 2011

OS CORPOS SUTIS.

 
 
OS CORPOS SUTIS.

Corpo significa veículo ou instrumento da consciência, o invólucro no qual a consciência entra em contato com o mundo exterior. Os corpos sutis são diferentes aspectos da nossa natureza multidimensional. Possuímos muitos aspectos, muitos níveis de conhecimentos e muitas perspectivas de expressão que se integram numa totalidade.

Somos seres multidimensionais. O que significa que nos manifestamos em várias dimensões ou diferentes planos de realidade e, possuímos um sistema de corpos que podem ser classificados em dois grupos: corpos superiores (Eu Sou, Corpo Causal, Corpo Mental Superior) e corpos inferiores (Mental Inferior, Emocional, Astral, Duplo Etérico e Corpo Físico).

Os “corpos sutis”, são veículos para a manifestação da consciência ou espírito, nas dimensões correspondentes a cada um deles. Um corpo sutil não é algo material, como entendemos a matéria, que podemos ver e tocar, mas um campo de energia que coexiste com nosso corpo físico, numa outra dimensão da realidade.

Cada um dos sete corpos age como uma camada protetora para o seguinte. Cada um é um veiculo de consciência que percebe uma atividade e um domínio especifico de vibração constantemente, quer estejamos conscientes dele ou não. No caminho da Alquimia Interior, devemos nos esforçar para detectar e agir, dentro de cada um desses níveis, conscientemente.

Embora todos os sete corpos, como faculdades da consciência, se expressem numa realidade tridimensional, os primeiros três corpos ---- o físico, o emocional e o mental ---- constituem o que chamamos de personalidade.
O quarto corpo é uma ponte entre os três superiores e os três inferiores. É um mensageiro e arquivista, que realmente serve como um diagrama para os três corpos inferiores a cada vez que encarnamos. Os três corpos superiores são mais espirituais por natureza e servem como receptores e transmissores interdimensionais e cósmicos.

O corpo físico é, na realidade, um conglomerado de todos os outros, com o acréscimo da matéria ou substância planetária. (Todos os outros corpos são compostos de substância luz). Isso explica por-que tudo ---- mental, emocional, psíquico e espiritual ---- encontra-se retratado no corpo físico.
 
Ao longo do desenvolvimento dos estudos a respeito do Tantra os mestres ocultistas descobriram que por detrás de toda forma de vida existe uma vibração que pode, ou não, encontrar manifestação no plano físico. Trata-se dos nossos corpos sutis que não podem ser tocados pela mente racional, mas apenas pela percepção e intuição. Por isso, é importante conhecermos quais são esses corpos e aprender um pouco mais sobre cada um.
 
1º - CORPO Anna Maya Kosha – Corpo Ilusório de Alimento
Corresponde ao nosso corpo material, constituído de ossos, pele e sangue. Apresenta cinco sentidos básicos (tato, paladar, olfato, visão e audição) e cinco agentes de ação (boca, órgãos genitais, mãos, pés e ouvidos). As vibrações emitidas pelos corpos superiores são absorvidas pela estrutura óssea e pelos músculos, nervos e ligamentos. O estágio evolutivo do Anna Maya Kosha corresponde ao estado mineral e seu elemento é a Terra. De natureza instintiva, sua energia deriva das áreas genitais. Esse corpo reage aos toques físicos e depende de alimentos materiais para se manter em atividade. Está relacionado ao chacra Muladhara.
 
2º - CORPO Prana Maya Kosha – Corpo Ilusório Energético Etérico
Corpo formado pela energia (prana) emanada dos cinco elementos básicos da natureza: água, terra, ar, fogo e éter. Assim como o Anna Maya Kosha, encontra correspondência entre os minerais, só que sua manifestação ocorre de maneira mais sutil e seu elemento é a Água. O Prana Maya Kosha opera sobre os cinco sentidos, transmitindo sensação e servindo de intermediário entre o corpo físico (especificamente músculos e nervos) e as emoções. Sua energia nasce das glândulas supra-renais, próximas ao umbigo. Está relacionado ao chacra Swadhistana.
 
3º - CORPO Kama Maya Kosha – Corpo ilusório dos Desejos
É o corpo dos instintos, dos impulsos, das relações naturais, das emoções telúricas, das vontades e dos desejos. Caracteriza-se pelo ímpeto emocional. Sua Emanação energética parte do plexo solar, o que faz com que esteja relacionado ao pâncreas. O elemento básico do Kama Kosha é o Fogo. Está relacionado ao chacra Manipura.
 
4º - CORPO Ananda Maya Kosha – Corpo Ilusório da Felicidade
Corpo dos sentimentos, do afeto e das relações amorosas. O Ananda Maya Kosha corresponde ao elemento Ar. Seu ponto central é o coração. Por isso ele reage a qualquer estímulo emocional. É o corpo responsável pelas impressões de simpatia e antipatia, e pode ser ativado com a ajuda da alimentação: vegetais superiores (verduras, legumes e frutas). Está relacionado ao chacra Anahata.
 
5º - CORPO Manas Maya Kosha – Corpo Ilusório do Conhecimento
É o corpo da inteligência, da memória, do intelecto. Seu elemento é o Éter e seu principal ponto de manifestação, a garganta. Os mantras com H aspirado são o principal estímulo para o Manas Maya Kosha, que é um corpo intimamente ligado às vibrações sonoras. Essas vibrações, aliás, fazem-no caminhar do racional para o intuitivo. Está relacionado ao chacra Vishnudha.
 
6º - CORPO Inana Maya Kosha – Corpo Ilusório da Sabedoria Pura
Corpo da sabedoria superior, que extrapola o simples conhecimento mental. É responsável pelas capacidades de clarividência, percepção extrasensorial e clariaudiência. Responde aos estímulos da imaginação e aos sons nasalizados. Por estar além dos limites físicos, não corresponde a nenhum órgão físico específico. Está relacionado ao chacra Ajna.
 
7º - CORPO Buddhi Maya Kosha – Corpo Ilusório da Intuição
Não reage a nenhum tipo de toque e não corresponde a nenhum som específico. Aliás, só pode ser estimulado com o mantra OM e com símbolos de profunda penetração mística, tais como as Mandalas e os Yantras. O Bushi Maya Kosha é o corpo mais passível de identificação com a Mônada Espiritual Humana. Está relacionado ao chacra Sahashara.
 
Texto   :  Sagrada Ordem da Serpente – Ordem Tântrica

Nenhum comentário: