Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 21 de julho de 2008

CROMOTERAPIA E OS CHAKRAS




Segundo os Tantras, "a tranqüilidade e a paz vêm de dentro para fora".

Todos deveriam gozar da possibilidade de penetrar até o subconsciente de maneira a reconhecer as bases estruturais da sua personalidade, podendo assim resolver seus conflitos e tornarem-se pessoas mais equilibradas e saudáveis.


A psicologia moderna e o Yoga enumeram três tipos básicos de tensão:

1) Tensão física ou muscular, gerada pelo sentimento de culpa por não vivenciar a plenitude do ser.

Está ligado ao Brahma Granthi do Muladhara Chakra.

2) Tensão emocional gerada pelo sentimento de abondono e por não se sentir amado, necessário.

Está ligado ao Vishnu Granthi do Anahata Chakra.

3) Tensão mental ou psíquica gerada pelo sentimento de inferioridade por não saber verdadeiramente quem é.

Está ligado ao Shiva Granthi do Ajña Chakra.

Estes três tipos de tensão originam doenças, inibições, complexos, ansiedades e toda uma gama de sofrimentos.

Estes sofrimentos normalmente estão ligados aos três complexos principais, que por sua vez estão ligados aos três Granthis, as três principais dificuldades ou bloqueios de passagem da energia sutil, Prana, pela Shushumna Nadi.

Desta forma ressalta-se a necessidade de um processo de conscientização das tensões existentes e seu conseqüente relaxamento, ou vice-versa.

O completo relaxamento físico nos prepara para investigações mais profundas no campo do inconsciente.

Na linguagem do Tantra, o conhecimento será adquirido à medida que se atinja o equilíbrio da personalidade que é expresso através da harmonização dos chakras, centros de energia existentes no corpo sutil, Suksma Shariran.

Existem 7 chakras principais: Muladhara, Svadhisthana, Manipura, Anahata, Vishuda, Ajña e Sahashara.

"Os 3 chakras básicos

Muladhara, Svadhisthana e Manipura, estando equilibrados e sendo predominantes, levam as pessoas a se voltarem mais para a privacidade, para o apoio, a instrospecção e a estabilidade emocional.

essas pessoas se caracterizam mais por seus aspectos estabilizadores, domésticos, sentimentais ou sensíveis, em vez dos empreendedores.

Normalmente, são pessoas calmas, tímidas, reservadas e voltadas para garantir sua segurança emocional.

Os 3 chakras superiores

Vishuda, Ajña e Sahashara, quando em equilíbrio e em predominância, nos conduzem à socialização, às manifestações exteriores, às comunicações, auto-asserção, aspirações e ações.

Normalmente, são pessoas muito expressivas, sociais, assertivas, exuberantes e inclinadas à ação.

Caracterizam-se mais por sua assertividade e por estarem sempre voltadas para realizações e atos."




Muladhara Chakra

"Este centro relaciona-se com a consciência da realidade da matéria, com uma vontade poderosa e fria de ser e existir e uma profunda natureza espiritual oculta na materialidade do mundo.

Forte instinto de sobrevivência, solidez e inércia.

Sentimento de posse, medo da morte, mente inquieta e indomável.

A pessoa que o tem bem energizado possui um sentido prático da vida, senso de administração, pé no chão, idéias bem definidas e fecundas, seus projetos são realizáveis.

Tem bom discernimento espiritual, facilidade de falar, habilidade e organização.

O indivíduo que o tem mal energizado possui cobiça, avidez, credulidade e complacência na brutalidade.

Tem dificuldade de se apresentar de modo criativo, espontâneo e flexível.

Normalmente tem problemas em deixar seus sentimentos, sensações e ações fluírem de modo não compulsivo, desobstruído.

A pessoa tende a ter uma atitude crônica de retenção forçada de todas as suas expressões, sentimentos e criações e pode se mostrar tensa com relação ao controle da sua posição na vida, numa tentativa de criar um ambiente seguro e confortável dentro do qual passa a funcionar.

Apresenta também dificuldade no dar e receber em nível psico-emocional e no funcionamento sexual e se impede de ter muitos sentimentos e interações espontâneas em virtude de sentir-se ameaçada em sua segurança material, lançando mão de uma racionalidade e controle intelectual excessivos.

A pessoa não consegue entrar em contato com a realidade que a cerca, perdendo o sentido de orientação na vida e a integridade da sua personalidade fica ameaçada.

Os bloqueios nessa região relacionam-se com a capacidade de soltar e transcender as amarras de preocupações puramente materiais.

A pessoa pode apresentar um forte apego e rigidez na forma como lida com as suas necessidades materiais de sobrevivência, negando seus sentimentos e emoções, desqualificando-os, negando a existência de Deus e níveis de realidade não tangíveis (hiperenergização) ou serem pessoas que tendem a negar as necessidades materiais, não assumindo conseqüentemente as responsabilidades referentes a elas e dando ênfase aos aspectos sentimentais ou místicos (hipoenergização).

No amor tem um sentido de possessão material do ser amado, com um prazer profundo no gozo do "ser meu/minha".

As musculaturas que podem ser envolvidas por um bloqueio nessa região são: glúteos maximus, diafragma pélvico, músculos internos da barriga e da região lombar (abdominais, psoas, lombares, lombosacrais e glúteos médios).

Podem apresentar hemorróidas, dores lombares, tensão nas pernas e pés, problemas nos aparelhos urogenitais e dificuldades sexuais.

Este Chakra está realcionado com o nível físico."





Svadhisthana Chakra

"Este chakra relaciona-se com as características de valor, coragem, consciência do mundo como lugar de luta e objeto de conquista.

A pessoa que o tem corretamente energizado desenvolve o poder de reação ante todos os obstáculos e também ante a necessidade de exercer um domínio ativo, dinâmico e possessivo sobre as pessoas e coisas.

Ela possui um bom potencial criativo (no sentido material) e vitalidade física.

Possui também o domínio sobre as paixões e o egoísmo.

Quando o indivíduo possui algum bloqueio nessa região, desenvolve uma personalidade agressiva, necessidade de ação violenta, de destruir (auto-destruição), erotismo excessivo e fantasioso, desejo sexual indiscriminado.

Tende a fazer coisas em excesso e fala muito.

Tem consciência das sensações de prazer e dor que levam a pessoa a uma entrega a experiências prazerosas e a uma compulsão para evitar as desagradáveis.

Neste nível, necessita de objetos, pessoas e situações que o façam sentir-se seguro emocionalmente ou que esteja associado ao prazer (hiperenergizado).

Quando está mal energizado, a pessoa se mostra apática, sem energia, lenta, não consegue realizar seus planos, fica com uma certa aversão sexual, vergonha, necessitando interagir com pessoas ou coisas ligadas à dor e a insegurança, mantendo-se no ciclo vicioso do seu desequilíbrio (hipoenergizado).

No amor vive o impulso sexual e a necessidade de viver um domínio sobre o ser amado.

A energia é utilizada na tentativa de superar o profundo sentido de solidão e um tipo compulsivo de amor pode impeli-lo a procurar uma união com outras pessoa na tentativa de preencher um anseio profundo de se unir com a sua 'outra metade'.

Esse ser idealizado aparece como uma imagem ilusória e sedutora de um companheiro ideal.

A musculatura envolvida é a mesma do Muladhara Chakra.

Este chakra está relacionado com o nível instintivo."



Manipura Chakra

"Psiquismo relativo ao mundo vegetativo em geral, prazer e dor.

Sensações, sentimentos e desejos dirigidos ao próprio bem estar físico e emocional.

Quando está corretamente energizado liberta do medo e dos estados mentais extremados.

Não existe uma necessidade obcecada de controle de si mesmo e de todos à sua volta.

Dá a devida importância aos próprios sentimentos e sensações e aos dos demais.

Emprega o seu poder pessoal como forma de intensificar suas próprias experiências, sem esmagar os outros com suas ambições.

Quando está mal energizado, produz uma personalidade egocêntrica, sensual, sentimental e um sentimento de compaixão exagerada.


A pessoa tenderá a perder o controle de suas próprias emoções a ponto de, se elas estiverem dirigidas para o seu íntimo, poder transpassá-las (abandono de si e auto-punição) ou então, se estiverem dirigidas para fora, ser estimulada a conquistar a tudo e a todos à sua volta.

Sentindo a sua individualidade ameaçada, age sempre na tentativa de aumentar, defender e fazer reconhecer o seu poder pessoal.

Sente-se e necessita ser o centro das atenções.

Apresenta distorções quanto à sua sensualidade e sexualidade, tendendo ao exagero fantasioso, sedução compulsiva, como meio e garantia para a afirmação da identidade pessoal (hiperenergizado), ou tende a negar ou mascarar suas necessidades e inseguranças (hipoenergizado), e vivencia as situações dando-lhes uma densidade sentimental exacerbada.

A raiva e a arrogância são características predominantes.

No amor apresenta a consciência sensual e sentimental que levará a gozar o aspecto físico do ser amado.

Durante o processo de energização é normal surgirem problemas digestivos concomitantemente a períodos intensos de instabilidade emocional, à medida que emoções reprimidas forem liberadas.

Ao energizarmos este chakra estamos desenvolvendo a consciência do "eu", tornando-o uma força integradora que reúne os elementos exteriores (ideais de personalidade e situações) e interiores (características verdadeiras da personalidade e situações reais), adequando-os num sentimento de identidade.

Com o passar do tempo a capacidade do "eu" de assimilar os conteúdos da mente inconsciente aumenta, ajudando-o a fazer escolhas cada vez mais conscientes e a resistir às pulsões inconscientes.

Neste nível começamos a sentir o desejo para conhecermos "quem somos", o desejo pelo autoconhecimento.

Este chakra está relacionado com o nível emocional."


Anahata Chakra

"Quando este chakra está bem energizado, apresentam-se sentimentos e impulsos que tendem a reivindicar o valor do "Eu", alegria, autoridade, visão de Deus pessoal e unidade da vida.

Tem por característica a consciência do "Eu".

Produz uma personalidade compreensiva, generosa e altruísta.

Surge o líder nato.

A energização deste chakra gera uma forma de identidade mais abrangente, em que a individualidade e o sentimento de universalidade começam a se fundir.

Este processo às vezes é traumático, resultando como conseqüência uma crise de identidade.

Quando está mal energizado produz uma personalidade egoísta, orgulhosa e cheia de amor próprio.

Na hipoenergização a pessoa tende a ser mais passiva do que agressiva, seus sentimentos e sensações serão mais propensos à depressão, as ações serão motivadas por uma crônica sensação de medo e inferioridade, em vez de confiança em si mesmo e automotivação.

Necessidade de ser carregado e inspirado pelas energias da vida dos outros.

Tenderá a vivenciar sentimentos de angústia e desespero ao mobilizar a região do peito (ego desinflado).

O ódio e a aversão são características predominantes.

Na hiperenergização a pessoa apresenta uma atitude inflada e esta é muitas vezes acompanhada pela perda de contato com os aspectos mais suaves da personalidade (sentimentos, etc).

A pessoa vivencia sentimentos de que "estou ótima", "posso cuidar de mim sozinha", mas possui uma séria dificuldade de chorar, aceitar ajuda, em repartir seus próprios e verdadeiros sentimentos e tem necessidade de estar no controle das situações e parecer forte.

Ego inflado.

Tendência a ser fortemente assertivo, chegando mesmo a ser agressivo.

Muitas vezes o excesso de energia nessa região se dá em detrimento de outros centros de energia (Manipura, Svadhisthana e Muladhara).

O Yantra do Anahata (estrela de seis pontas) assinala a interação, o meio, o centro, o encontro de Shiva e Shakti.

Para se ter uma melhor compreensão da importância deste centro, podemos acrescentar, por exemplo, que a verbalização do Vishudha pode ser um gesto de amor forçado ou uma expressão realmente amorosa, dependendo unicamente do fato de haver ou não a participação do Anahata.

Os nossos braços e mãos são energizados por ele e aqui também, para que o toque seja uma expressão de amor, é necessário que não exista nenhum bloqueio nas articulações e que a energia flua livremente do Anahata através dos membros superiores, senão será sempre uma expressão forçada de carinho.

O Anahata é também um importante canal de comunicação com os chakras básicos.

O sexo é um ato de amor, mas pode haver distorções, dependendo somente da participação ou não do Anahata.

Sendo ele o quarto chakra e o ponto de interrelacionamento entre as tendências dos três chakras básicos e dos três superiores, como sugere a estrela de seis pontas, às vezes percebemos que estas duas metades estão dissociadas, os triângulos não se interrelacionam, mas se tocam nos seus vértices, demonstrando que uma das partes não acompanha os sentimentos e os anseios da outra.

O bem energizado dará ao amor características de um afeto nobre, sereno, alegre e generoso.

É o chamado amor romântico.

No estado de equilíbrio, o amor e a compaixão caracterizam este chakra.

Quando o Anahata se abre completamente, sente-se um desejo ardente de que todos os seres desfrutem do amor e da bem-aventurança disponível neste nível de consciência.

O bloqueio neste chakra mobiliza os músculos peitorais, diafragma, braços, ombros e toda a cintura escapular.

Este chakra está relacionado com o nível afetivo."






Vishudha Chakra

"Este centro relaciona-se com a criatividade em todos os setores da vida (intelectual, artístico, moral ou espiritual).

Possibilita o desenvolvimento do conhecimento intuitivo e da expressão.

Quando está corretamente energizado cria a facilidade na expressão dos próprios sentimentos e emoções.

Possibilita a expressão do conhecimento com clareza, emoção e magnetismo, conseguindo chegar ao outro com facilidade.

Os aspectos desse centro estão vinculados à introspecção e ao desenvolvimento auto-reflexivo de uma auto-imagem perceptiva, alerta.

Aqui se começa a ter uma moção mais clara e consciente do relacionamento consigo mesmo e com os outros.

O indivíduo começa a discernir seus próprios limites e a expressá-los.

Nessa região começa a se desenvolver mais apropriadamente a comunicação interna, a investigação do seu relacionamento consigo mesmo e com o universo em geral, o que se costuma chamar de despertar espiritual.

Essa região é também chamada de "O Portal da Grande Liberação".

Aqui se dá a necessidade do desenvolvimento dos potenciais latentes e o estudo da compreensão de si mesmo.

No equilíbrio possibilita uma comunicação entre o consciente e o inconsciente, permitindo ouvir o inconsciente pessoal de modo que se possa compreender de onde estão vindo os impulsos.

Esta compreensão permite superar os velhos programas, substituindo-os por parâmetros de crescimento aperfeiçoados e ter acesso a orientação do inconsciente coletivo.

"Discriminação".

Quando está mal energizado cria na personalidade a dificuldade em expressar seus próprios sentimentos e emoções, obrigando o indivíduo a agüentar em silêncio situações indesejáveis.

Apresenta também conflitos quanto à auto-imagem, provocando a dificuldade de organizar e expressar as emoções e os sentimentos, reprimindo-os.

"Ganância" (hipoenergização).

Na hiperenergização a pessoa tenderá a falar demasiado ou ficar fortemente introspectivo, dedicando-se exclusivamente às suas atividades e reflexões internas e desligando-se do mundo externo, tendo por principal característica o intelectual negativo, podendo ocorrer por ignorância uso insensato do conhecimento.

Faz da relação amorosa um bálsamo renovador para o ser amado, além de enriquecer os estados anteriores enchendo-os de emoção pura e criativa.

Quando há o conflito entre estímulos mentais e emocionais, que caracteriza este chakra, o corpo responde com tensão no pescoço e no ombro."







Ajña Chakra

"Este centro relaciona-se com a consciência e a atividade mental em todas as suas formas.

Visão clara, compreensão precisa e entendimento rápido do que está sendo lido, estudado, escutado e meditado.

Quando pouco energizado, gera uma personalidade fria e calculista.

Os bloqueios relacionados com este chakra circundam as áreas dos olhos e ouvidos e trazem no seu conteúdo aspectos relacionados com esses sentidos.

Assim sendo, a pessoa com bloqueio no Ajña apresenta dificuldades em aprofundar e ampliar sua compreensão de si mesmo e sobre o mundo.

Também apresenta dificuldades de "visão e/ou audição", vendo e ouvindo apenas aquilo que lhes é conveniente e processando transformações indevidas na interpretação das situações e conceitos dos seus desequilíbrios.

Verifica-se também um bloqueio em nível intelectual, dificultando e impedindo o questionamento e a aquisição de novos conhecimentos.

Compromete as musculaturas ótica, auditiva e craniana.

Quem possui este centro energizado percebe e conscientiza-se do amor nos vários níveis descritos, localizando-os nos centros respectivos e como conseqüência há a compreensão e a vivência do nível de amor que se está sentindo.

Este chakra está relacionado com o nível mental."


Sahasrara Chakra

"Intuição, energia e vontade espiritual.

Liberação de todos os Sanskaras, tendências de virtude e pecado, além de desejos reprimidos.

Vive-se na dualidade com plena consciência da unidade.

Quando o centro está mal energizado, mesmo que se tenha uma certa compreensão intelectual sobre a realidade da vida, não se tem a visão nem a compreensão vivencial da realidade que é a unidade na diversidade (Advaita-Vada).

O amor pessoal é transcendido e se vive o amor universal.

Este chakra está relacionado com o nível transcendental ou transpessoal."




A MAGIA DAS CORES
O nosso mundo material é constituido de formas e cores, a cor é uma força cósmica, vital e a forma externa é somente a reprodução material de um corpo espiritual.
Uma cor é essencialmente uma manifestação material da realidade espiritual, que se dá na presença da "Luz".
A luz é algo que nossos olhos não podem ver, mas que torna visísel toda a matéria.
A luz do Sol ( ou artificial ), ilumina as formas e nossos olhos captam os reflexos dessa luz transmitindo através dos nossos olhos as formas e cores que são interpretadas por nosso cérebro.As cores primárias são três :
Amarelo, Azul e Vermelho,
todas as demais resultam de misturas das cores primárias como por exemplo :
Azul +Vermelho = Violeta,
Vermelho + Amarelo = Laranja,
Azul + Amarelo = Verde.

As misturas de todas essas cores, resultam nos mais diversos tons e matizes que colorem o nosso mundo visível, existem ainda outras cores como o infravermelho e o ultravioleta que só podem ser distinguidos por meios adequados e em laboratórios, pois de todas as cores presentes na natureza o olho humano só pode perceber um pequeno espectro.
Já, outros animais, têm seus olhos adaptados para perceber diversos outros espectros, como por exemplo as abelhas que se orientam pela cor ultravioleta para localizar determinada flôr, o verde das folhas, é no entando, percebido por ela como incolor .
Na era moderma um dos pioneiros nos estudos da cromatologia foi o Dr. Edwin Babbit, autor do livro " Principles of Light and Colour", no qual escreveu "
Em um quarto escuro, e de olhos fechados, comecei a ver a formação do meu (ser) íntimo e depois de alguns meses estava em condições de perceber maravilhosas luzes e cores, que nehuma linguagem poderá descrever"A "Cor" da qual estaremos falando, trata-se da manifestação da "Luz" como energia e que portanto pode ser percebida até no escuro, desde que a pessoa esteja devidamente preparada para sentir as vibraçõs no seu íntimo, em infinitas radiações e fluxos de correntes luminosas.
São essas vibrações, radiações e fluxos de energias, que irão atuar na aura daqueles que se submetem à uma terapia pelas cores, através dos chakras e meridianos, equilibrando os seus corpos, etérico e físico.
Edgar Cayce, um místico americano de Virginia Beach, quando criança, podia ver a aura completa em torno das pessoas, como um arco-iris de cores e luzes que as envolvia, e admirou-se ao saber que os outros não a viam igualmente.
A aplicação terapêutica das cores é denominada cromoterapia e era utilizada há muito tempo pelos antigos egípcios que já possuiam uma perfeita psicologia das cores.
Conheciam a natureza e formação das cores e em seus templos preparavam locais onde doentes da mente e do corpo eram submetidos à cromoterapia.
Arqueólogos encontraram evidências convincentes de que certos aposentos nas pirâmides, tinham sido construídos de forma tal que permitiam a entrada dos raios solares e de que estes eram decompostoas nas sete cores do espectro.
Os "médicos" diagnosticavam que cor ou cores faltavam na aura do indivíduo, enviavam-no então ao aposento apropriado onde absorveria o raio ou raios coloridos necessários à recuperação de sua saúde.
Esses conceitos eram conhecidos desde os tempos mais remotos.
Em todas as culturas, observa-se o estudo das cores e podemos encontrá-lo associado à diversas práticas esotéricas, como o Feng Shui, Cristrais, Astrologia, etc.
As cores podem ser utilisadas em diversas áreas, com resultados espantosos.
Apenas recentemente seu poder começa a ser reconhecido por médicos, psiquiátras, o mundo da moda, marketing, etc.
Isto porquê as cores têm uma linguagem própria, que fala diretamente ao nosso íntimo e às nossas emoções podendo influenciar todos os ramos de nossa vida, tais como : sucesso nos negócios, na vida familiar, na vida sentimental, na saúde, no emprego, etc.
De acordo com as propriedades terapêuticas as cores são divididas em três grupos :
Estimulantes : Vermelho, amarelo e laranja.
Calmantes : Indigo, Azul ( tons claros ) e violeta.
Equilibrante : Verde.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DAS CORES

VERMELHO :
Símbolo de energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera a adrenalina. Combate resfriados sem frebre. Alivia o cansaço e ameniza dores reumáticas. Aumenta a sexualidade, esta cor é extremamente estimulante e seu uso é recomendado para pequenos períodos de tempo.

AMARELO :
Transmite alegria e atrai a atenção, estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração dos ossos , bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto. Não é recomendada para quem deseja estar só.

LARANJA :
Estimula o sistema respiratório, fixa o cálcio. Tonifica e combate a fadiga. Aumenta o otimismo. Proporciona descontração, causa serenidade, libera as expressões e é antidepressiva.

INDIGO :
Atua diretamente na corrente sanguínea, tem ação coagulante quando usada em casos de ferimentos e sangramentos em geral. Estimula os sentidos e aumenta a intuição. Transmite tranquilidade e serenidade. É relaxante e permite as aproximações.

AZUL:
Indicada nas infecções com febre, tem efeito calmante e analgésico. Atua no sistema nervoso, vásos sanguíneos , artérias e sistema muscular. Reduz o egoismo e atrai a harmonia. Proporciona uma aparência jovial e tem efeito calmante nas tensões nervosas.

VIOLETA :
Atua no sistema respiratório, nos casos de pneumonia, tosse, e asma. Nas Irritações da pele e dores ciáticas. Tem ação calmante e depurativa do sangue, elima toxinas e estimula a produção de leucócitos. Reduz o medo, a ansiedade e as angústias, diminui a irritação e estabelece um envolvimento de paz e amor. Estimula a espiritualidade e reduz as preocupações. Boa para a concentração , meditação e orações.

VERDE:
Atua no sistema endócrino, favorecendo o equilíbrio hormonal. Estimula o aparelho digestivo. Tem ação refrescante e anti-infecciosa. Combate a insônia. É considerada a cor da aura, permite o equilíbrio mental e espiritual, proporcionando uma condição para um julgamento claro, criando uma atmosfera propícia para uma ampla análise de situações.
CROMOTERAPIA PRÁTICA

A cromoterapia pode ser aplicada no dia a dia, afim de obter equilíbrio ou estímulos, mental, espiritual e emocional , apenas com o uso de roupas nas cores adequadas, para atrair determinado tipo de vibração.
Uma das formas de se aplicar a cromoterapia, para solucionar problemas de saúde, é com a utilização da água energizada.
Identifique a sua carência de cor na tabela das "Propriedades Terapêuticas" e siga as recomendações abaixo:
Use copos de cristal, ou vidro ( os de cristal são mais eficazes ).
Encha um copo com água potável, envolva-o em papel celofane da cor que se necessita, tampe para evitar insetos e impurezas.
Deixe o copo exposto ao sol durante todo o dia, (mesmo que o dia esteja nublado) no final da tarde, recolha o copo e esta água estará energizada com a cor escolhida, deixe esfriar (Não coloque na geladeira) e ela estará pronta para ser bebida.
Você notará uma diferença revigorante no sabor da água energizada, muitos afirmam que tem sabor de água fresca tirada de uma fonte.
Repita o tratamento até notar que o problema foi resolvido, normalmente, nos casos mais simples, isso acontece num prazo de 7 (sete ) dias
Obs : Esta terapia não tem contra-indicações e pode ser utilizada tanto por adultos como por crianças.
Não recomendamos suspender as medicações que eventualmente se estejam tomando, sejam alopatas sejam homeopatas, pois a cromoterapia atua em outro nível.
Aconselhamos que o paciente continue com o acompanhamento médico tradicional, inclusive para constatar a regressão da doença.
Se achar conveniente, comente com seu médico que está pretendendo usar a cromoterapia e ouça a sua opinião, se não sentir-se seguro dos resultados que irá alcançar, não inicie o tratamento com a cromoterapia, pois sua mente já estará bloqueando o efeito desejado.
Carlos Roberto ( Amon Sol )

ANSIEDADE E A TERAPIA FLORAL


ANSIEDADE
Conceito:

Sentimento de apreensão desagradável,
Vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha),
Opressão no peito,
Palpitações,
Transpiração excessiva
Falta de ar,
Dilatação da pupila,
Aumento da glicose circulante,
Boca constantemente seca,
Dores de cabeça,
Sensação de desmaio,
Aumento da intensidade e freqüência dos batimentos cardíacos,
Pensamentos negativos, associados à sensação de perigo iminente,
Agitação e inquietação.
Zumbidos
Lapsos de memória
Dificuldade de concentração
Distúrbios intestinais

Você já vivenciou este conjunto de sintomas?
Trata-se de um quadro de ansiedade que nada mais é do que o resultado de um processo de aceleração da nossa mente, desencadeada pelo contato com o novo.
A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral.
Desta forma, a ansiedade prepara o organismo a tomar as medidas necessárias para impedir a concretização desses possíveis prejuízos, ou pelo menos diminuir suas conseqüências.
Portanto, a ansiedade é uma reação natural e necessária para a autopreservação.
Trata-se, como a febre, de uma reação normal do organismo, mas existem estados de ansiedade anormais, que constituem síndromes de ansiedade patológica e requer tratamento especifico.
A ansiedade é um acompanhamento normal do crescimento, da mudança, de experiência de algo novo e nunca tentado, e do encontro da nossa própria identidade e do significado da vida.
A ansiedade patológica, por outro lado caracteriza-se pela excessiva intensidade e prolongada duração proporcionalmente à situação precipitante.
Ao invés de contribuir com o enfrentamento do objeto de origem da ansiedade, atrapalha, dificulta ou impossibilita a adaptação.
A vida atribulada da cidade, os constantes desafios a que somos submetidos, a violência, as crises financeiras, as competições, perdas afetivas, são sem dúvida, alguns dos fatores desencadeantes.

Diagnóstico:

Uma das maneiras de diferenciar a ansiedade generalizada da ansiedade normal é através do tempo de duração dos sintomas.
A ansiedade normal se restringe a uma determinada situação, e mesmo que uma situação problemática causadora de ansiedade não mude, a pessoa tende a adaptar-se e tolerar melhor a tensão diminuindo o grau de desconforto com o tempo, ainda que a situação permaneça desfavorável. Assim uma pessoa que permaneça apreensiva, tensa, nervosa por um período superior a seis meses, ainda que tenha um motivo para estar ansiosa, começa a ter critérios para diagnóstico de ansiedade generalizada.
Os sintomas que precisam estar presentes são:
1- Dificuldade de relaxar ou a sensação de que está no limite a ponto de estourar.
2- Cansa-se com facilidade
3- Dificuldade de concentração e freqüentes esquecimentos
4- Irritabilidade
5- Tensão Muscular
6- Dificuldade para dormir ou sono insatisfatório
7- Preocupação excessiva

Como domina-la:

-Diminuir a atividade mental
-Faça constantes exercícios respiratórios de forma lenta e compassadamente.
-Tente se informar sobre o novo olhe para o novo como algo bom e não ameaçador.
-Não tente controlar tudo.
-Aceite a possibilidade de perder
-Mude o estilo de vida
-Evite o café, a nicotina e o álcool.
-Evite situações potencialmente estressantes
-Desenvolva Técnicas de Relaxamento

Use e abuse dos florais para dominar a ansiedade excessiva, mas tenha cuidado ao escolhe-los, pois existem muitas essências para este fim, cada uma contempla um tipo diferente de ansiedade e você precisa descobrir qual é o seu tipo, bem como não deve esquecer-se de trabalhar as causas da mesma, para que os florais sejam efetivamente benéficos.
Veja alguns exemplos:

1 Agrimony - Bach Para quem se esconde atrás de mascaras ou risos falsos.
2 Chamomile - California Traz serenidade, paz interior e equilíbrio emocional.
3 Cidreira - Saint Germain Ajuda a controlar os próprios pensamentos, flui as situações do cotidiano.
4 Vervaim - Bach Aos que não se permitem relaxar, fanáticos, entusiasmados e inflamados.
5 Dianthus - Minas Tortura interna, abafamento, preocupação oculta, libera os sentimentos.

Não deixe que a ansiedade tome conta da sua vida ou da vida das pessoas que você conhece, resolva esta questão antes que ela somatize uma doença em seu organismo.


Lucia Ramos de Toledo



terça-feira, 15 de julho de 2008

O PODER DO PENSAMENTO NA VIDA A DOIS.


O maior instrumento de poder de que se tem notícia se encontra dentro de nós: o nosso pensamento.
Como a eletricidade, o dinheiro e tantas outras coisas que, em essência, não são boas nem más, o pensamento produz resultados de acordo com o uso que se faz dele.
O fato é que estamos continuamente interagindo com o cosmos, emitindo e recebendo vibrações, e assim, criando as experiências que vivemos.
Ao tomar consciência do poder do pensamento, conquista-se a chave para abrir as portas que levam à realização dos nossos desejos mais profundos.
Depois de Einstein e da física quântica,não há como negar que, em essência, somos energia. É essa energia se consubstancia na matéria, transformando- se em corpo, mente, emoção.
Se temos bons pensamentos e nos mantemos em sintonia com as correntes vibratórias carregadas de energia positiva, nos tornamos capazes de realizar as ações que nos levarão à felicidade.
Se, ao contrário, abrigamos pensamentos negativos de inveja, maldade, crítica, intolerância, por exemplo, as nossas ações não irão resultar em experiências positivas
Os pensamentos nos fazem sentir emoções variadas, das mais alegres e elevadas às mais deprimentes e assustadoras. Essas emoções, por sua vez, influenciam a nossa mente, o nosso organismo e a nossa saúde, ajudando a nos manter saudáveis e bem dispostos ou nos tornando depressivos e doentes.
Cria-se assim, um círculo virtuoso ou vicioso, dependendo do cuidado que temos com aquilo que abrigamos em nossas mentes.
Assim, se queremos ter relacionamentos amorosos felizes, o primeiro cuidado a ser adotado é em relação aos nossos pensamentos.
A lei da sintonia, como toda lei espiritual, pode não ser aceita ou compreendida, mas nem por isso deixa de produzir efeitos.
Assim como a gravidade atrai os corpos para o centro da Terra, os nossos pensamentos têm o poder de atrair para nós aqueles relacionamentos que desejamos viver.
Se nos dispomos a ver o que o outro tem de bom, nossas atitudes refletirão esses pensamentos e serão agradáveis e amorosas, despertando uma reação de igual natureza.
Se pensarmos positivamente sobre as pessoas com quem nos relacionamos, naturalmente, as nossas palavras o nosso modo de agir se tornará muito mais leve e atraente.
O contrário também é verdadeiro. Quando focamos os pensamento no que não gostamos no parceiro (a), desconfiando que ele(a) irá nos trair ou desapontar, nosso comportamento muda. Tornamo-nos mais agressivos, ríspidos ou impacientes e o relacionamento vai perdendo a graça e se tornando pesado.
Para pensar bem do outro é preciso, antes, que pensemos bem sobre nós mesmos. É necessário reconhecer as próprias qualidades e a potencialidade que trazemos dentro de nós e que nos torna capazes de crescer, aprender e avançar.
Só é possível dar aquilo que se possui. Apenas quem é capaz de se amar e de se valorizar pode amar e valorizar o outro.
O caminho para uma boa auto-estima está em cultivar bons pensamentos e ter em mente que eles são a nossa companhia mais constante.
Temos a opção de escolher, a cada momento, o que abrigamos em nossas mentes. Com atenção, esforço e responsabilidade é possível detectar um pensamento menos bom na sua origem, e substituí-lo por outro que irá produzir resultados positivos.
A melhor estratégia para se encontrar uma princesa ou um príncipe encantado é tornar-se, você mesmo(a), um príncipe ou uma princesa encantada. O universo funciona como um espelho e tudo aquilo que transmitimos, retorna para nós amplificado.
Para despertar os melhores sentimentos em quem é preciso pensar o melhor dele(a). Só assim estaremos irradiando o tipo de energia e de vibrações que desejamos receber, estabelecendo uma sintonia de amor e de harmonia nos nossos relacionamentos a dois.
Pense o melhor do seu(a) parceiro, acredite na harmonia e na felicidade a dois com todo o seu ser, trabalhe para isso e o resultado se seguirá.
Jael Klein Coaracy